Filtro de Ar

O filtro de ar é uma peça muito simples, mas de grande importância para o bom funcionamento da sua amada.

Além de fazer uma manutenção preventiva adequada, é necessário fazer a troca dessa peça no momento certo. Por isso, entenda a importância do filtro de ar.

Filtros Laváveis

Existe no mercado filtros laváveis, ou seja: podem ser retirados, lavados e reutilizados sem nenhum problema. Esses filtros tem como seu principal fornecedor a empresa K&N.

Problemas causados pelo mau estado do filtro de ar

Se você deixar de fazer a troca do filtro de ar no momento certo, é provável que logo comece a sentir alguns problemas  no motor. É lá que as partículas que o filtro não conseguir reter vão parar.

Além de prejuízos no desempenho do motor de sua moto, o filtro de ar em mau estado também pode danificar seus componentes internos. O acúmulo de impurezas dentro do motor causa um desgaste acelerado de suas peças.

Um filtro de ar em mau estado também pode aumentar consideravelmente o seu consumo de combustível.

Como fazer a manutenção preventiva do filtro de ar

Dependendo do tipo da motocicleta, do seu projeto original e aplicação este filtro pode ser de papel ou poliéster plissado (seco) ou de espuma impregnada com óleo especial (filtro úmido).


É necessário fazer a troca periódica conforme indicado pelo fabricante para que não haja queda de eficiência ou que sejam danificadas peças devido a manutenção inadequada, porém o desgaste do filtro de ar vai depender também do uso da moto e o tipo de terreno por onde trafega. 


O filtro de ar é, normalmente, o mais lembrado, além de ser o mais exposto as diversas condições do clima. Também é o filtro que os usuários pensam em remover na intenção de obter um maior desempenho do motor.


Retirada do filtro de ar - Claro que não é indicado por nenhum fabricante a remoção de equipamentos originais, tampouco a adaptação de novos. 


“Adaptações ainda são feitas hoje, mas em menor escala e pela própria conscientização do usuário, porém, ainda de forma perigosa. A maior adaptação está relacionada ao elemento filtro do ar, a exemplo dos automóveis, muitos consumidores limpam os filtros jogando ar na peça, o que pode prejudicar o motor de forma grave”, diz o diretor da empresa Filtran, Leonardo Antun ..."

Qual a função do filtro de ar para motos

Todo motor a combustão precisa de ar para misturar ao combustível, seja álcool, gasolina ou diesel. Mas o ar que o motor respira precisa ser de qualidade, ou o motor não vai funcionar bem, e em alguns casos, pode até se desgastar prematuramente ou mesmo travar. O Filtro de ar existe para resolver este problema. Entenda o seu funcionamento e o motivo de ele ser tão importante.
 

O motor funciona com gás combustível. É papel do Carburador ou da Injeção Eletrônica transformar o Combustível em Gás, mas para isso, o "carburador" mistura uma grande quantidade de ar no combustível. Este gás vai direto para dentro do motor, portanto, o ar que é usado para esta operação deve ser limpo e livre de partículas como poeira, areia, água, etc.

O Filtro de ar fica na caixa de filtro de ar, ele é responsável por filtrar todo o ar que entra no "carburador". Ele é uma peça interessante, pois normalmente é feito de papel dobrado, montado em uma estrutura de plástico, borracha e metal. Além de ser responsável por garantir que o ar chegue limpo ao carburador, ele também deve possuir vazão suficiente para alimentar o motor sem deixar faltar ar.

Quando o filtro de ar está muito sujo, ou no fim de sua vida útil, ele deixa de ter esta vazão, e acaba impedindo que o ar necessário entre no motor com a velocidade necessária, então a motor começa a funcionar com pouco ar e passa a funcionar de modo incorreto. Isso é conhecido como “carburação gorda”, ou seja, muito mais combustível liquido e menos ar entrando no motor. Os principais sintomas são acelerações e retomadas mais lentas, falhas no funcionamento do motor e elevado consumo de combustível. Em alguns casos, o motor pode simplesmente não funcionar mais pois não consegue respirar.

Existem filtros de ar feitos de materiais diferentes, nos mais diversos formatos. Os de formato cônico por exemplo, são esportivos, tem maior vazão de ar e permitem acertos mais agressivos. Alguns são feitos de tecidos e materiais laváveis, outros, apenas de malhas de alumínio trançado.

Pesquisa por ano (year), montadora (make), modelo (model) e capacidade (engine) da motocicleta.

Atentar para assinalar no topo do quadro de pesquisa "Motorcycle & ATV"